Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A oitava edição das Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada vai decorrer nos dias 17 e 18 de novembro, sexta-feira e sábado, com o tema “Livros: a nossa ca(u)sa comum”, tendo por base as obras do Plano Municipal de Leitura.

O encontro, de carácter formativo, dirigido a professores bibliotecários e professores de todos os níveis de ensino, inclui palestras, debates, partilha de boas práticas, teatro, oficinas e lançamento dos novos livros do Plano Municipal de Leitura, com a presença dos autores e a serem oferecidos a todos os participantes.

A sessão de abertura está agendada para as 14h15, na Biblioteca Municipal local, com a presença do autarca Pedro Machado, da representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Maritza Dias, e a coordenadora da Rede de Bibliotecas de Lousada, Adelaide Pacheco.

“Bibliotecas escolares: do local para o global”, “As bibliotecas como instrumento de memória e identidade” e “Apresentação de boas práticas das bibliotecas escolares de Lousada” são os temas e destaque durante a tarde.

Pelas 21h00, a Jangada teatro apresenta, no Auditório Municipal, a peça “Monstro do Mezio”. Segue-se uma conversa com os atores, com apresentação e oferta do livro O Monstro do Mezio, de Luiz Oliveira e ilustrações de Fedra Santos.

No sábado, durante a manhã, vão realiza-se diversas oficinas temáticas em vários locais. Os trabalhos da tarde têm início pelas 14h00, na Biblioteca Municipal, com a conferência “Plano Municipal de Leitura de Lousada: Uma ca(u)sa comum”, apresentada pelo Dr. Manuel Nunes, Vereador do pelouro da Cultura. Segue-se a apresentação do livro “Van Dog”, de António Pilar. A última atividade Apresentação e oferta dos novos livros do Plano Municipal de Leitura “Pedra a pedra, bicho a bicho”, de João Pedro Mésseder e ilustrações de Carla Anjos, e “Elisa”, de David Machado e ilustrações de Catarina Rão.