Fotografia: Jangada teatro

A Jangada Teatro, companhia profissional de Lousada, apresenta, na próxima sexta-feira, no auditório da Câmara de Lousada,  “Alice”, com encenação de Xico Alves, naquela que é a 50.ª produção, da companhia residente de Lousada.

Ao Verdadeiro Olhar, Rita Calatré, da Jangada Teatro, destacou que a peça conta com quatro interpretes, tem como tema central o tempo, a inconstância dos tempos em que vivemos, e discorre sobre a  forma como o tempo acaba por nos formatar e moldar, numa peça que promete arrebatar o público.

Rita Calatré realçou, também, que este é trabalho musicado,  à semelhança de outros realizados pela Jangada Teatro,  repleta de magia, que além do espectáculo teatral integra uma componente audiovisual que promete agarrar miúdos e graúdos.

“Como todas as nossas estreias, estamos confiantes e expectantes que o público possa  acorrer ao auditório em grande número, tal como sucedeu com a estreia do Principezinho”, disse, salientando que a peça encontra-se revestida de magia, recria todo um universo em que os próprios personagens estão presos no seu próprio relógio.

A peça vai estar patente ao público de 9 a 11 de Novembro em Lousada, regressando ao auditório municipal a 8 e 9 de Dezembro e em Janeiro de 2019, com várias apresentações junto das escolas.

Depois de apresentada em Lousada, a peça seguirá em digressão por vários palcos.

Refira-se que a Jangada teatro foi fundada em 1999 em Lousada e tem como propósitos promover o nível cultural da região geográfica onde está inserida.

A companhia tem-se notabilizado pela aposta que tem realizado pela “fusão do trabalho do actor com as marionetas, as máscaras e a música ao vivo”.

A companhia é, presentemente, uma referência do teatro na região, a nível nacional, tendo nos últimos anos apostado na internacionalização com a promoção de vários espectáculos em diferentes países, nomeadamente, em Espanha, França, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América e México.

Em 2005, a Jangada Teatro foi agraciada com a medalha de mérito municipal na área da cultura, sendo responsável pela organização do Folia – Festival de Artes do Espectáculo de Lousada e Foliazinho, dedicado ao público escolar, duas apostas ganhas que têm ajudado a divulgar a cultura e  o concelho de Lousada.