Já são conhecidos os vencedores do concurso literário “Ler Lousada”, onde participaram sete turmas de 4º ano, de seis escolas básicas, do 1º ciclo, e que basearam os seus trabalhos no livro ‘Conto do Moinho do Meio’, da escritora Margarida Fonseca Santos.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ‘A Misteriosa Cassandra’, inspirou os textos de 32 alunos do 6º ano.

Já os 18 trabalhos de alunos de 9.º ano tomaram o livro AGÁ 2.0, de Ricardo Venâncio, como ponto de partida e 16 alunos do 12.º ano basearam-se no livro ‘Dieta da Poesia’, de Afonso Cruz, para escreverem os textos com que concorreram.

Pelo 4º ano, venceu “O Avinhão”, da Escola Básica de Sousela, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. O segundo prémio foi para “Titinho e as Aventuras do Bando”, da Básica de Ordem, do Agrupamento de Escolas de Lousada, seguindo-se “Nas Asas da Esperança”, da Básica de Mourinho.

No que diz respeito ao 6º ano, subiram ao primeiro lugar do pódio “Consultório no Parque”, de Joana Manuel Barroso Carneiro, da Escola Básica Prof. Marnoco e Sousa, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Lousada. O “Consultório na Mata – História Inspirada no Filme da Cassandra”, de Eduardo Cruz Ferreira, da Básica de Lousada Este, e “As Viagens”, de Gerson Abel Ribeiro Sousa, do 6ºB, da EBS Dr. Mário Fonseca, ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Pelo 9º ano, “Quero Ser Como o Meu Avô”, de Mafalda Maria Nunes Ferraz, da EBS de Lousada Oeste, arrecadou o primeiro prémio, “Extra Espaciais”, de Leonardo Rafael Ribeiro Sousa, da Básica de Lousada Este, o segundo, e “A Verdadeira Cura”, de Tiago José Coelho Meireles, da EBS de Lousada Norte (Lustosa), ficou em terceiro.

As distinções relativas ao 12º ano, foram para “A Cura”, Beatriz Alves Queiroz Nunes Neves, da Secundária de Lousada, que alcançou o lugar mais cimeiro do pódio, a “Poesia do Passado”, de Mariana da Costa Peixoto, da EBS de Lousada Oeste, o segundo, e “Diário do Bazulaque”, de Sílvia da Silva Pacheco, da EBS de Lousada Norte Fonseca, ficou com o terceiro lugar.

Os alunos premiados ganham livros e, segundo a autarquia, o Plano Municipal de Leitura – Ambiente e o ‘Ler Lousada’ “têm um relevância inquestionável junto da comunidade escolar”.