Um projecto que quer promover o desporto para todos em Abragão, dois que querem criar parques de lazer em São Martinho de Recesinhos e em Guilhufe e Urrô, outro que visa a criação de um programa cultural em Galegos e um que tem por objectivo a recuperação do Poço da Levada em Rio Mau foram os grandes vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo de Penafiel.

Os resultados foram anunciados, esta quinta-feira, numa sessão no Museu Municipal de Penafiel. No total, a Câmara Municipal de Penafiel vai investir cerca de 243 mil euros para implementar estas ideias.

Apesar da diminuição do número de votantes, o município faz um balanço positivo desta edição. “O Orçamento Participativo de Penafiel é uma aposta ganha e para continuar porque a população mobiliza-se”, sustentou Susana Oliveira, vice-presidente da autarquia.

“Vamos aprendendo de edição para edição com o corre menos bem”

Terminada aquela que foi apenas a segunda edição do projecto, Susana Oliveira reconhece que ainda há muita aprendizagem a fazer.

“Vamos aprendendo de edição para edição com o corre menos bem. Isto é um processo dinâmico que envolve toda a comunidade. Temos ainda muito a aprender”, defende a vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

A autarca destacou ainda o elevado valor que o município destina ao Orçamento Participativo, referindo que apesar de haver outras autarquias da região a implementarem orçamentos participativos jovens, como Lousada, Amarante ou Marco de Canaveses, trata-se de valores mais reduzidos, entre 30 a 10 mil euros.

“O nosso objectivo é que se apresentem projectos com valor para o concelho e que marquem a diferença no desenvolvimento do território”, sustentou Susana Oliveira.

A vice-presidente da Câmara fez ainda um balanço em relação aos projectos vencedores da primeira edição, adiantando que estão todos em curso ou já concluídos e que houve algum atraso com os procedimentos, também devido ao processo autárquico que decorreu em 2017.

Este ano apresentaram-se 38 projectos ao Orçamento Participativo de Penafiel. Sete não reuniam as condições necessárias e seis desistiram, pelo que só 25 se apresentaram a votação.

No total, votaram 8.466 penafidelenses, cerca de menos cinco mil que na primeira edição. Mas Susana Oliveira desvaloriza esse número. “Se compararmos o número de votos de uma edição para a outra houve uma diminuição da participação da comunidade nesta segunda edição. Isso pode ser porque as pessoas que estão envolvidas este ano nos projectos não serem tão mobilizadoras. Mesmo assim, os cinco primeiros conseguiram um bom número de votos”, afirmou. “Comparando com números de participação de concelhos vizinhos consideramos que o Orçamento Participativo de Penafiel é de facto uma aposta ganha e para continuar porque a população mobiliza-se, apesar de isso variar de uma edição para a outra. Termos quase 9.000 pessoas a votar em projectos de interesse para o concelho é muito positivo”, acrescentou a autarca.

Para implementar os cinco projectos vencedores serão necessários 242.637,20 euros. No global, o valor dos 25 projectos apresentados ascendia a quase 1,3 milhões de euros.

Um projecto de desporto e outro de lazer foram os mais votados

O projecto que recebeu maior número de votos (1860) foi o Desporto para Todos, que visa a promoção de actividades físicas em Abragão.

“Queremos o desporto disponível para a população de Abragão e arredores. Em Abragão temos um grupo de associativismo muito forte e queremos valorizá-lo ainda mais. Queremos apoiar todas as faixas etárias, desde as camadas mais jovens até ao grupo sénior, com futsal, hóquei em patins, ciclismo e fitness. O desporto adaptado pode também ser uma valência. Temos um projecto de desporto para pessoas com mobilidade reduzida e queremos valorizar ainda mais esse projecto”, explica Cláudia Mendes, mentora da ideia.

Os mais de 47 mil euros permitirão ainda adquirir novos equipamentos para o pavilhão gimnodesportivo, contratar profissionais da educação física e do desporto, como um treinador de futsal, e dar apoio logístico ao projecto. Está ainda incluída verba para permitir o transporte das pessoas com mobilidade reduzida e dos idosos até ao pavilhão.

“Quando batíamos à porta para pedir a colaboração as pessoas de Abragão mostraram-se receptivas a este projecto”, conclui Cláudia Mendes.

O segundo projecto mais votado foi proposto por João Andrade. Cansado de ver um terreno abandonado ao lado de sua casa, propôs a criação de um Parque de Lazer em São Martinho de Recesinhos, um espaço para a comunidade e para o concelho.

“Queremos ter mais duas fases e complementar este parque de lazer com um parque de campismo e de auto caravanismo e uma sede para os escuteiros”, explica, ideias que podem candidatar a uma próxima edição do Orçamento Participativo de Penafiel.

Aos 60 elementos do Agrupamento de Escuteiros 1361 de S. Martinho de Recesinhos caberá a manutenção do espaço. “O Agrupamento vai assumir a responsabilidade de não deixar o parque morrer. Queremos envolver toda a comunidade, não só de São Martinho mas de Penafiel. É um projecto aliciante que quando estiver concluído vai orgulhar Penafiel e trazer muita gente cá”, acredita João Andrade.

Só a mobiliação dos escuteiros garantirá 100 a 150 pessoas no parque todos os fins-de-semana, acredita.

Os cinco vencedores

  1. Desporto para Todos – 47.355 euros – 1860 votos

Promoção de actividades desportivas em Abragão, apoiando a equipa de Futsal – Benjamins já existente, criando uma equipa de futsal “JUVENIS” ou “INICIADOS” e também uma equipa de futsal feminina, criando aulas de actividades de grupo – Fitness (aeróbica/step/localizada/zumba) para todas as faixas etárias e actividades desportivas destinadas à terceira idade, e ainda aulas de patinagem para várias idades.

  1. Parque de Lazer – 50.000 euros – 1545 votos

Criação de um parque de lazer em S. Martinho de Recesinhos.

  1. Parque de Lazer em Guilhufe e Urrô – 50.000 euros – 1411 votos

Criação de um parque de lazer em Guilhufe e Urrô.

  1. Um programa cultural para Galegos – 50.000 euros – 1279 votos

Os promotores querem criar um espaço cultural em Galegos e fazer da freguesia “o centro da actividade cultural no concelho”. O programa visa realizar ao longo do um ano naquela que será a Casa da Cultura de Galegos, a fixar-se no edifício que acolhe há vários anos a Junta de Freguesia, com teatro, concertos, seminários, workshops, bem como a colocação de uma bibliojogoteca, (um espaço aonde vão conviver livros e jogos tradicionais – xadrez, damas, dominó, monopólio, etc.), acessível/disponível para todos.

  1. Poço da Levada – 45.500 euros – 1073 votos

Projecto de recuperação do Poço da Levada, em Rio Mau, optimizando as acessibilidades e as áreas verdes já existentes envolventes e criando melhores condições.

Resultados completos

1.º Desporto para Todos – 1860 votos

2.º Parque de Lazer – 1545 votos

3.º Parque de Lazer em Guilhufe e Urrô – 1411 votos

4.º Um programa cultural para Galegos – 1279 votos

5.º Poço da Levada – 1073 votos

6.º Maior mobilidade para todos – 550 votos

7.º Irivo – Freguesia unida pela cultura e tradições Rancho Folclórico S. Vicente de Irivo  – 342 votos

8.º Lugar de afectos  – 167 votos

9.º Esterilização de canídeos e felinos – 94 votos

10.º Grupo de Cavaquinhos e Cantares das Termas de S. Vicente – 29 votos

11.º ARCI requalificação do espaço envolvente ao polidesportivo  22 votos

12.º “Sopro Verde” ‐ Limpeza dos terrenos florestais – 20 votos

13.º Sebolido Cultura Viva – 12 votos

14.º Ao toque do bombo – 12 votos

15.º Escola Culta | Escola Saudável – 10 votos

16.º Oficina do Teatro – 9 votos

17.º 2.ª Edição A Bicicleta nas Escolas – 9 votos

18.º Sentir Penafiel, sem desistir de viver – 7 votos

19.º Musicaria ‐ Projecto Educativo, Artístico e Cultural – 7 votos

20.º Rota da cultura, 12 meses, 12 iniciativas, 12 experiências – 4 votos

21.º Para Sempre – 3 votos

22.º Formação e sensibilização ambiental dos utilizadores do parque da cidade – 1 voto

23.º Penafiel‐Go – 0 votos

24.º Arranjo da zona envolvente ao ribeiro do Sardoal destinado a lazer, prática de desporto e exercício físico- 0 votos

25.º Promoção do Turismo e Economia Local – 0 votos