Está disponível, desde ontem, uma plataforma de atendimento online da Câmara de Penafiel, a Atendimento@net, que permitirá “maior proximidade ao cidadão” e tratar de processos de forma desmaterializada, adianta a autarquia.

A meta passa por um atendimento “melhor e mais rápido” sem necessidade de deslocação aos serviços, refere a mesma fonte.

Através desta plataforma, é possível ter acesso aos mesmos serviços disponibilizados, presencialmente, no Balcão Único e nos Espaços de Cidadão, nomeadamente preencher ou submeter requerimentos e formulários, entregar ou obter documentos, consultar notificações e ponto de situação de processos em curso, por exemplo, de licenciamentos, e trocar mensagens directas com os serviços da Câmara.

Para usar basta fazer um registo, com o Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital ou directamente na plataforma (neste último caso é preciso apresentar, no Balcão Único, um comprovativo de identidade).

“Este é um passo importante que damos e para o qual já estávamos a trabalhar há algum tempo. Esse trabalho estará agora ao serviço de todos, podendo, de forma mais simples e rápida, obter serviços e informações relativas ao estado dos seus processos, no conforto de sua casa ou em qualquer outro lugar, sem custos e sem necessidade de deslocações”, sustenta o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, citado em nota de imprensa. Este trabalho de desmaterialização é contínuo, lembra o autarca.