Fotografia: Lousada Ténis Atlântico

A selecção de Itália sagrou-se campeã da fase de qualificação da Winter Cups que decorreu no Lousada Ténis Atlântico.

A formação capitaneada por Giovanni Paolisso apesar de não ter iniciado a disputa da final da melhor forma, uma vez que Matilde Paoletti foi surpreendida pela sérvia Fatma Idrizovic, por claros 6-4 e 6-0, deu a volta ao resultado.

Já com a presença da atleta italiana, Asia Serafini, uma das mais experientes, a selecção italiana venceu a melhor tenista dos balcãs, Nikol Palecek, 13.ª na hierarquia internacional, por 6-4 e 6-2, igualando a uma vitória que foi decidido no duelo de pares.

As atletas italianas Asia Serafini e Lisa Pigato mostraram ser muito fortes e determinadas, voltando a conseguir o ponto que faltava, com um triunfo sobre Senic e Idrizovic, por 6-4 e 6-3.

Citado em comunicado, o técnico italiano realçou que o resultado foi positivo uma vez que a selecção transalpina estava a jogar sem  Lisa(Pigato), n.º 2, que vinha muito cansada do Open da Austrália. “Conseguimos sair vitoriosos depois de duas batalhas muito intensas”, adiantou o experiente técnico Giovanni Paolisso”, expressou.

Fotografia: Lousada Ténis Atlântico

Portugal obteve o 4.º lugar. Sem argumentos para discutir a vitória neste duelo com as francesas, a selecção lusa depositava em Matilde Jorge as esperanças em conseguir um ponto, e, eventualmente, levar a decisão para o par. Porém, Mafalda Guedes foi derrotada pela n. 3 gaulesa, Lucie Nguyen Tan, por expressivos 6-1 e 6-2, e, mesmo jogando a um nível muito próximo do seu melhor, Matilde Jorge perdia com a n. 1 francesa, Elsa Jacquemot, 21.ª no ranking, em três sets, pelos parciais de 6-2, 4-6 e 6-1.

Apenas para cumprir calendário, Jacquemot e Nguyen bateram Mafalda Guedes e Mariana Campino por 6-4 e 7-5, fazendo o 3-0, não obstante a boa réplica das tenistas portuguesas.

As selecções da Itália e da Sérvia vão defrontar-se na fase final que vai decorrer em Brest, França, daqui a 15 dias.