A autarquia de Lousada está a investir um milhão e 250 mil euros na eficiência energética de habitações socais do município e que representam uma população de “93 agregados familiares, com uma média de 212 pessoas”.

Os trabalhos vão começar nas freguesias Cernadelo e Meinedo, sendo que em Lustosa as obras já estão concluídas. Esta intervenção está a ser feita ao abrigo de uma candidatura que o município fez ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e que comparticipa os trabalhos em 916 mil euros.

Segundo informação veiculada pela edilidade, estas intervenções visam “a eficiência energética nas habitações”, através da “implementação de medidas integradas de promoção da eficácia”, que poderá ser feita através da racionalização dos consumos.

De salientar que esta é também uma aposta do Governo que, este mês, anunciou a intenção de investir, até ao próximo ano, 123 milhões de euros no aumento da eficiência energética em edifícios, um investimento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Portugal tem uma pobreza energética considerada elevada. Quer isto dizer que, a maior parte das famílias não conseguem manter uma temperatura de conforto na habitação.