A Câmara Municipal de Valongo inaugurou esta sexta-feira o Espaço do Cidadão de Sobrado. Localizado no Largo do Passal, na antiga Escola de Campelo, o Espaço do Cidadão disponibiliza, num único balcão de atendimento personalizado, acesso a diferentes entidades e a inúmeros serviços da administração pública (central e local), evitando deslocações.

Na cerimónia de inauguração o presidente da Câmara Municipal de Valongo realçou a importância do equipamento para a freguesia, na medida em que “as pessoas deixam de ter de ir a Valongo e neste espaço podem contar com funcionários experientes e preparados para ajudar no dia-a-dia não só em questões relacionadas com a Câmara Municipal, mas também com a Administração Central”. José Manuel Ribeiro adiantou que seguem as inaugurações de espaços de cidadão em Campo e Alfena, agendadas para as próximas semanas.

De salientar que estes espaços vão também ser pontos de apoio à rede pública de Bibliotecas, facilitando o acesso dos leitores aos cerca de 40.000 livros disponíveis, que podem ser requisitados e levantados nos Espaços do Cidadão, onde está disponível o Catálogo online da Rede de Bibliotecas de Valongo. No dia da inauguração do Espaço do Cidadão de Sobrado, o sobradense Nuno Ferreira foi o primeiro leitor a beneficiar deste serviço, aproveitando para requisitar o livro «D. Amélia», recentemente adquirido pela Biblioteca Municipal de Valongo.

O Espaço Cidadão funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.