A II edição do Festival de Melão Casca de Carvalho,  uma iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel e da Confraria do Melão Casca de Carvalho em colaboração com a Associação de Produtores de Melão e Hortícolas do Vale do Sousa, organiza no dia 2 de Setembro, o II Festival Melão Casca de Carvalho, no Largo da Ajuda, em Penafiel.

Ao Verdadeiro Olhar, José Rocha, da Direcção Regional de Agricultura do Norte, revelou que a edição deste ano vai contar com várias novidades e promete voltar a atrair milhares de pessoas ao Largo da Ajuda.

“Este festival tem sido uma grande aposta da Confraria que decidiu dedicar um dia ao melão casca de carvalho. O melão faz parte integrante da Agrival, inclusive, o concurso do melão casca de carvalho decorre na Agrival, esta sexta-feira, mas achamos que a iguaria está a atingir uma notoriedade e justifica, por si só, a realização deste festival”, disse, salientando que a área de produção tem aumentado, existindo já vários produtores com muitos hectares de produção.

Falando das novidades da edição de 2017, José Rocha revelou que o festival vai contar com a presença de dois professores universitários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que vão apresentar algumas novidades, produtos novos feitos a partir de melão casca de carvalho, nomeadamente, bebidas com melão e vinho do Porto.

Esta mostra contará, também, com a presença de produtores locais que vão vender melões inteiros, à fatia acompanhado com vinho verde da Adega Cooperativa. Assegurada está, também, a habitual animação.

Para além do melão, a Adega Cooperativa de Penafiel também estará presente com vinho fresco da região.

O evento tem como finalidade potenciar e ajudar os produtores locais de melão de casca de carvalho e colocar em contacto os produtores desta iguaria típica da região com os seus apreciadores.