A Associação para o Desenvolvimento de Luzim e a Junta de Freguesia de Luzim e Vila Cova promovem, este sábado, no Centro Cívico, a primeira edição do Festival Nacional de Folclore, evento que cultural que pretende prestar homenagem “ao povo da encosta do Tâmega”.

O festival conta com as presenças do Rancho Folclórico de Boelhe (ADC Villa Bonelli), o Rancho Folclórico de Tebosa (Braga – Minho), a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal (Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde – Porto) e o Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim (Gondomar).

A recepção aos grupos participantes está agendada para a 17 horas, seguindo-se uma visita à Igreja Românica de São Gens de Boelhe e pelas 18h30 decorrerá um convívio de confraternização no Centro Histórico de Luzim. Às 21 horas actuará o Grupo de Dança de Vila Cova “Dance Move”, no Centro Cívico e após o cortejo etnográfico, terá início o festival de folclore.

Segundo a organização, o festival tem como objectivos dar a conhecer os usos e costumes da terra, retratando os antigos serões animados pelas modas, preservar a defesa das tradições, do património e da etnografia do concelho de Penafiel.

O Centro Cívico, junto à Igreja de Luzim, inaugurado em 2017, conta com um amplo anfiteatro, parque de lazer, estacionamento e vias pedonais acessíveis a todos para a prática de caminhadas e actividades comunitárias.