Fotografia: Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios

Realiza-se, este sábado, em Entre-os-Rios, freguesia da Eja, concelho  de Penafiel, a I Festa da Papuda, uma iniciativa da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, que tem como finalidade reabilitar esta iguaria regional que em tempos fez parte da banca de muitas doceiras.

O programa integra, também, um workshop sobre como fazer este doce tradicional que conta com a participação de Conceição Magalhães, residente em Entre-os-Rios, uma senhora de 85 anos que desde tenra idade começou a fabricar a papuda, auxiliando a sua mãe.

Segundo Vera Silva, da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, a papuda é um doce que se perdeu no tempo e que a Confraria, no seu primeiro ano de actividade, irá recuperar.

Além da papuda,  será servido o anho assado ou vitela em forno de lenha, aberto a toda a comunidade e confrarias, sendo servido como sobremesa, a papuda de Entre-os-Rios.

Falando do workshop, Vera Silva realçou que pretende-se dar a conhecer esta iguaria única e transmitir este conhecimento, a sua confecção, às doceiras da região.

“Elas são a alma da doçaria da nossa terra, só com a  presença delas neste evento, levando para as suas padarias a receita da papuda e a sua confecção, conseguiremos divulgar o nosso trabalho em prol da gastronomia local”, disse.

O programa da I Festa da Papuda conta, também, com a presença de um grupo etnográfico, bombos, grupo de concertinas e fado.