Crianças, uma bata brança e alunos de medicina. São estes os protagonistas de mais uma iniciativa do ‘Hospital dos Pequeninos’ que começou hoje e que vai receber 500 crianças de Valongo.

O Salão de Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto recebe estes meninos, em idade pré-escolar, com o objectivo de “desmistificar a figura da ‘bata branca'”, proporcionando-lhes “uma experiência hospitalar mais agradável, num cenário adaptado, avança o município de Valongo, através do pelouro da Educação, e que a par com a faculdade, é promotora desta iniciativa.

Pretende-se que este público-alvo “perca o medo de ir ao médico e reduza a ansiedade, muitas vezes, associada a este momento”. Razão pela qual, este neste ‘hospital’ as crianças “passam a cuidadoras, assumindo os papeis de mãe ou pai, e levam os seus bonecos preferidos que se encontram doentes”. Ali, são vistos pelos senhores doutores, uma função desempenhada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Logo à entrada, as crianças deparam-se com uma sala da triagem, sendo que, depois, são reencaminhadas para pequenos “consultórios” que têm designações como “dor de barriga, dor de garganta, dentista, olhos e ouvidos, análises clínicas, bloco operatório, acidente, raio-x e TAC, queimados, nutrição e farmácia”, enumera o município.

Esta ideia visa ainda a “sensibilização dos mais novos para a importância de uma alimentação saudável, da prática de atividade física, da manutenção de uma boa higiene oral e do uso racional de medicamentos”.

O transporte e a organização de toda a logística é assumida pelo Município de Valongo, que apoia a iniciativa desde 2015 e que decorre até ao próximo dia 13.