Foto: Verdadeiro Olhar

Um helicóptero de combate a incêndios caiu na tarde desta quinta-feira em Sobrado, Valongo. Há um morto confirmado: o piloto do helicóptero. O aparelho terá embatido num poste de alta tensão.

O meio aéreo encontrava-se a ajudar a combater um incêndio que tinha deflagrado nessa zona por volta das 16h00, segundo informam os Bombeiros Voluntários de Valongo.

Em declarações aos jornalistas e já durante as operações de rescaldo do incêndio que deflagrou, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca, confirma a morte de Noel Ferreira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete.

Explica que ainda não são conhecidas as totais circunstâncias do incidente, mas sabe-se que a aeronave já se encontrava a fazer o combate às chamas, acompanhada por uma brigada, e que tinha acabado de largar a equipa de tripulantes operacionais.

O helicóptero estava totalmente tomado pelas chamas, mas não se sabe se foram causadas no momento da queda ou pelo desenvolver do incêndio, sendo que também ainda não há confirmação se a aeronave realmente embateu contra um poste de alta tensão. “Aguardamos as equipas competentes para fazer a investigação”, afirma Bruno Fonseca, referindo que estão a caminho do local, vindas de Lisboa.

No local, encontram-se 23 veículos, 96 operacionais e diversas entidades, como a GNR, o INEM, a Afocelta e os presidentes de câmara de Valongo e Paredes. Irão permanecer equipas no terreno para evitar reacendimentos.

O comandante lamenta a morte de Noel Ferreira e refere que o conhecia, dizendo que era “um comandante com muita experiência, muito humilde” e “um grande e excelente profissional”.

Em Dezembro de 2018, um helicóptero do INEM caiu também em Valongo e provocou quatro mortes.

Publicidade