Várias juntas de freguesia do concelho de Penafiel têm estado a informar a população de que vão encerrar os cemitérios a 31 de Outubro e a 1 de Novembro.

É o caso das de Eja, Irivo, Oldrões, Rio de Moinhos, Sebolido ou Valpedre. Há casos em que o encerramento se prolonga para os dias 30 de Outubro ou 2 de Novembro. Ao que tudo indica as outras freguesias poderão seguir este exemplo.

Em Eja, o aviso refere que “na sequência do agravamento da situação pandémica, nomeadamente na região do Vale do Sousa, assim como das restrições, emanadas do Conselho de Ministros, de 22/10/2020, a Junta de Freguesia de Eja procederá ao encerramento dos cemitérios, nos próximos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro”. “Apelamos à melhor compreensão de todos, assim como ao cumprimento de todas as regras que se encontram em vigor, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social”, acrescentam.

Em Irivo, o encerramento acontece nos dias 30 e 31 de Outubro e nos dias 1 e 2 de Novembro. “Temos bem consciência da importância que esta data representa para cada um de vós, a dor que vos estamos a infligir neste comunicado é imensurável, mas a decisão de encerrar prende-se com o aumento exponencial de casos de Covid-19 no nosso território.

Preservar a saúde de todos, assim como a segurança de toda uma comunidade, é o bem mais precioso que devemos atender nestes tempos únicos e difíceis” frisa a Junta de Freguesia.

A Junta de Oldrões tomou a mesma decisão. O comunicado alude a uma reunião na Câmara de Penafiel e à evolução da pandemia e necessidade de evitar focos de propagação da doença para justificar o encerramento a 31 de Outubro e 1 de Novembro. “Lamentamos profundamente esta determinação, sabendo do significado emocional da visita nestes dias. Apelamos à compreensão para com esta medida, cujo único objectivo é promover a segurança de todos”, referem.

“Atendendo à evolução da pandemia e às medidas restritivas que têm sido adoptadas para impedir a propagação do coronavírus, a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos decidiu, de uma forma responsável, encerrar o cemitério nos próximos dias 31 de Outubro (sábado) e 1 de Novembro (domingo)”, informa aquela autarquia local. “Esta decisão vai de encontro às recomendações recebidas pelas autoridades de saúde e visam, apenas, a segurança e a saúde de toda a nossa comunidade”, acrescenta a Junta, lembrando que nos restantes dias devem ser cumpridas as regras fixadas.

Em Sebolido, o cemitério estará fechado nos mesmos dias: 31 de Outubro e 1 de Novembro. “Lamentamos que a celebração tradicional não possa ser cumprida, mas trata-se de um bem maior, em que tem de ser evitada toda e qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas, no interior ou nos acessos aos espaços”, defende a Junta de Freguesia, apontando que a decisão tomada levou em conta: “todos os constrangimentos associados à evolução da pandemia da doença Covid-19 em Portugal; o facto de o Governo ter novamente declarado a situação de calamidade em resultado do aumento muito acentuado do número de novos casos; os aumentos dos casos Covid-19 na região Tâmega e Sousa (das regiões que mais preocupa as autoridades na zona Norte do país); e a situação preocupante de Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Hospital Padre Américo)”.

Também em Valpedre, após “recomendação” das autoridades de saúde e analisando o estado de pandemia em que se encontra o país e o concelho, o cemitério estará encerrado a 31 de Outubro e 1 de Novembro. “Aproveitamos ainda esta comunicação para mais uma vez relembrar que está extremamente proibido os ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via e espaços públicos e que continua em vigor o uso de máscara no cemitério”, reforça a Junta.