Já está a decorrer a votação para decidir a proposta vencedora da nova edição do Orçamento Participativo Jovem de Lousada cujo objectivo é promover a participação dos jovens do concelho na definição de políticas públicas.

Das propostas apresentadas 13 foram validadas e estarão à votação até 31 de Dezembro.

O projecto vencedor será anunciado a 6 de Janeiro de 2018. A Câmara Municipal de Lousada irá depois implementar a ideia com uma verba máxima de 30 mil euros.

“Esta medida apela à participação cívica dos jovens, promovendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico”, sustenta a autarquia.

A maioria das propostas está orçamentada no valor máximo permitido – 30 mil euros. Entre estas está o projecto de criação de um Museu do Desporto Motorizado em Lousada, para atrair mais turismo e dinamizar a economia local; o Boost Lousada, um projecto que visa o incremento do empreendedorismo jovem, criativo e social, o apoio ao desenvolvimento de ideias, negócios e internacionalização, a incubação de empresas e a disponibilização de múltiplas ferramentas de trabalho; a Sala de Ensaios – LSD Booking, que quer apoiar projectos musicais, criando salas para ensaios e um estúdio de gravação; instalar em Lousada uma Árvore Tecnológica Solar que permite carregar qualquer tipo de aparelho electrónico e aceder à internet; criar um projecto de Teatro Móvel que leve o teatro às povoações do concelho (pelo menos um espectáculo em cada freguesia durante 2018). Depois, para um investimento de 30 mil euros, estão ainda a votação as propostas de reabilitação do parque de merendas do Amial (Cernadelo e Lousada, S. Miguel e Santa Margarida); de promoção de património em Sousela (Coração do Mesio) com o arranjo urbanístico da área envolvente as Capelas de Santa Águeda e São Cristóvão, local que fica situado junto a uma nascente do rio Mesio; a construção de um percurso pedestre com início na Santa Águeda e termina no Parque temático e de lazer de Sousela e recuperar o caminho pedonal registado como fazendo parte dos Caminhos de Santiago; de criação de infra-estruturas de apoio técnico-pedagógico na Mata de Vilar e de construção de um recinto de Hóquei em Campo (7×7) ao lado do campo principal.

Criar um espaço de recursos multimédia com Rádio Escola, espaço de edição gráfica para cartazes e jornal escolar e um espaço de cinema de animação é o conceito de outro dos projectos apresentados, orçado em 27.500 euros.

Um grupo de quatro jovens quer constituir um Espaço Juventude  no edifício da antiga Escola Primária do Cruzeiro, em Nespereira, com 25 mil euros.

Por fim, vão a votos dois projectos com orçamentos de 15 mil euros: “A arte do Bairro Dr. Abílio” quer proporcionar actividades ligadas à arte e ao desporto a crianças, jovens sem acesso às mesmas e promover a cidadania activa, envolvendo também os mais velhos do bairro, sendo ainda objectivo ajudar crianças e jovens a nível escolar; o Concurso Miss Lousada, para eleger a mulher mais bonita de Lousada.

A votação pode ser feita aqui ou presencialmente.