Já há 11 produtores de Paredes, nomeadamente das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Baltar, Louredo, Gandra e Sobreira, inscritos no primeiro concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia”. Vão também participar produtores oriundos das regiões do Algarve e Alentejo e produtores agrícolas espanhóis, adianta a autarquia.

As inscrições ainda estão a decorrer, até 8 de Setembro, através de formulário disponível no site do município.

O concurso e uma feira agrícola, organizados pela Câmara de Paredes, acontecem a 21 e 22 de Setembro, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

Na competição serão premiados os produtos hortofrutícolas de maior dimensão, sendo esperadas sobretudo abóboras, melancias e melões. “Os três exemplares mais pesados de abóbora candidatam-se, desta forma, a prémios de 1000, 500 e 200 euros e os concorrentes que apresentarem os maiores exemplares de melancia e melão são premiados com 500, 200, 100 de euros”, explica a Câmara.

A mesma fonte adianta que o concurso foi admitido na associação norte-americana “Great Pumpkin Commonwealth”, o que confere maior credibilidade ao primeiro evento internacional dedicado aos hortícolas gigantes a realizar em Portugal.

“O Maior da Minha Aldeia” está integrado no projecto “CÁ PAREDES”, programa de desenvolvimento estratégico da zona sul do concelho, que visa o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental, agro-alimentar turística do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira.