GNR multa 26 hortos, viveiros e lojas de plantas no distrito do Porto

Foram fiscalizados 19 estabelecimentos de 11 a 14 de Abril

0

A GNR detectou 26 infracções em 19 hortos, estufas, viveiros e lojas de plantas no distrito do Porto, numa operação realizada entre os dias 11 e 14 de Abril, tendo sido levada a cabo pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA).

13 infracções deveram-se à falta de licenciamento para o comércio/detenção de espécies invasoras, seis por falta de averbamento único, ou seja, autorização para a posse das espécies, cinco por falta de afixação de anexo relativo às espécies, a discriminação das espécies que pode deter e comercializar, e ainda, dois por falta de declaração CITES, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção.

Os agentes apreenderam também as seguintes plantas: 30 vasos de Lantana Camara, dois de Agave Americana, nove de Cleitocactus Winteri, 12 de Dionaea Muscípula;, dois de Egeria Densa e uma Elodia Nutallii.

A GNR alerta para a “responsabilização e o envolvimento de estufas, viveiros, hortos, lojas de plantas, entre outros estabelecimentos que comercializam” ou detenham espécimes invasoras para venda.

Qualquer esclarecimento ou denúncia de infracções podem ser feitos para a Linha SOS Ambiente e Território, pelo número 808 200 520.