Os “Fins de Semana Gastronómicos” estão de regresso a Paredes, entre os dias 22 e 24 de março, para dar a conhecer os melhores sabores tradicionais e a gastronomia do concelho.

Esta é uma iniciativa da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com o município de Paredes, que incui uma programação diversificada do “Primavera Festival da Flor”, mas também a prova da “boa comida”, que decorre em nove restaurantes aderentes, como o “Casa do Baixinho” (Paredes), Churrasqueira do Vasco (Paredes), o Cozinha da Terra (Louredo), o Cozinha do Românico (Baltar), o Restaurante O Rei (Mouriz), o Solar da Brita (Louredo), a Taberna do Careca (Parada de Todeia), a Tasca do S’Zé (Cristelo) e o Temos Pena (Madalena).

Ao longo dos três dias, vai ser possível degustar cabrito assado no forno a lenha, acompanhado de arroz do forno e, como manda a tradição, de saborear a sopa seca e o Pão de Ló. Para além disso, à amenta especial dos restaurantes junta-se o tremoço, uma vez que Paredes é conhecida como a “terra dos tremoceiros”.

A Casa de Louredo-Casa de Campo (em Louredo) abre portas aos visitantes que pretendam ficar por uns dias no concelho. O alojamento local oferece um desconto de 10% para reservas de duas noites.

Paralelamente a estas iniciativas, está previsto um programa de animação, que inclui visitas guiadas às Minas de Ouro de Castromil, ao Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, ao Centro Interpretativo do Ciclo do Linho Orgânico, em Recarei, e aos monumentos da Rota do Românico em Paredes, nomeadamente, Mosteiro de Cête, Ermida da Senhora do Vale, em Cête, Capela da Quintã, em Baltar, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e Torre dos Alcoforados, em Lordelo. As visitas guiadas devem ser previamente agendadas.