O filme “Aves Raras”, realizado por alunos da EB Lousada Este – Caíde de Rei, voltou a ser premiado.

Depois de ter vencido o Prémio Nacional de Animação na categoria Oficinas, o filme conquistou uma Menção Honrosa do Prémio Jovem Cineasta Português com menos de 18 anos, no Cinanima 2017.

“O ponto de partida para o trabalho foi o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade, promovido pelo município, a que se juntou o poema ‘O segredo’, de Miguel Torga, numa decisão conjunta entre o cineasta Abi Feijó e o grupo de alunos e professores envolvidos no projecto”, explica nota de imprensa da autarquia.

O filme foi produzido no âmbito das Oficinas de Animação, realizadas pela Casa Museu de Vilar em parceria com a Câmara Municipal de Lousada, cujo objectivo é desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.

“Aves Raras” resulta de um trabalho de 23 alunos do segundo ano do Curso Vocacional de Artes e Animação, equivalente ao 9.º ano de escolaridade, da EB Lousada Este, Caíde de Rei, bem como dos professores Manuel Jorge Carvalho e Isabel Fonseca.

Segundo o realizador Abi Feijó, esta conquista ajudou a que um projecto apresentado pela Casa Museu de Vila ao Instituto Português de Cinema fosse um dos 10 a obter financiamento a nível nacional. “Este novo projecto da Casa Museu de Vilar pretende criar melhores condições de trabalho para desenvolver mais acções de formação, nomeadamente nas Oficinas de Cinema de Animação e Exposições Itinerantes”, refere a autarquia.