Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Durante quatro dias, quatro restaurantes vão participar no Festival da Lampreia de Penafiel, certame gastronómico que decorre de 21 a 24 de Fevereiro, na tenda gigante montada na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, na freguesia da Eja.

O certame gastronómico é organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, com o apoio da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, entronizada no ano passado, e para os apreciadores deste ciclóstomo é a oportunidade para degustar esta iguaria pelo valor simbólico de 10 euros.

A partir do próximo dia 21 começa também a habitual rota da Lampreia, que conta com a adesão de treze restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses, onde os amantes de Lampreia à bordalesa ou com arroz vão poder provar esta iguaria típica da região até dia 31 de Março.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, realçou  que este evento é uma oportunidade para dar a conhecer o concelho e o valor gastronómico que o município tem.

“Esta é uma viagem gastronómica que certamente fica na memória de quem nos visita, que, ano após ano, são cada vez mais. O Festival da Lampreia é a oportunidade de se deliciarem com a nossa gastronomia, ao mesmo tempo que usufruem da maravilhosa margem ribeirinha de Entre-os-Rios”, disse.

Além da possibilidade de degustar a lampreia, ao apreciadores desta iguaria vão ter a possibilidade de usufruir de um cartaz de animação com a presença de vários grupos de cantares e ranchos folclóricos do concelho de Penafiel.

No dia 22, vai estar presente o Grupo de Cavaquinhos de S. Miguel de Paredes e no dia 23, o Grupo de Concertinas da Associação Cultural de Bombos da Eira.

Já no dia 24, o festival irá contar com a actuação do Rancho Folclórico C.C.R. de Rio de Moinhos e do Rancho Folclórico de Ordins, Lagares.