O município de Lousada, assim como vários atletas locais, foram distinguidos pela Federação Portuguesa de Hóquei pelo papel que têm tido no crescimento e apoio da modalidade.

Os galardões foram entregues na Gala dos 75 anos daquele organismo, tendo a federação sublinhado o apoio da autarquia ao hóquei português, que tem “o melhor e maior sintético de hóquei em Portugal, e um dos melhores da europa”, para além de receber “diversos campeonatos nacionais e internacionais”. Por isso, destaca a federação, há que “agradecer a esta entidade, pelos contributos passados e, certamente, por um futuro cheio de colaborações bem sucedidas”.

A representar Lousada esteve António Augusto Silva, vereador com o pelouro do desporto, que recordou que o “Hóquei em Campo, em Lousada, tem 56 anos, mas foi nos últimos 20 que conheceu um desenvolvimento assinalável muito pela construção do estádio para a prática da modalidade”.

O investimento “numa estrutura de excelência, potenciada por uma residência desportiva, deu a Lousada uma assinalável centralidade no hóquei nacional e internacional, quer a nível do aumento de clubes locais e praticantes”. Assim, “estamos perante uma história de sucesso que muito se deve à visão do município e ao trabalho dos agentes desportivos” locais.

O árbitro José Ribeiro, bem como o ex-atleta Vítor Valinhas, receberam a distinção de Sócio de Mérito, já a Medalha de Dedicação foi entregue a Hugo Santos, treinador e coordenador de formação da Associação Desportiva de Lousada. Elisabete Ribeiro, dirigente do Juventude Hóquei Clube, foi agraciada pela dedicação.

O atleta do ano foi José Valinhas, contando com dois campeonatos europeus de clubes (Indoor e Outdoor), tendo recebido as distinções individuais de melhor marcador do Campeonato Nacional de Indoor, melhor jogador e marcador do Europeu de Clubes Indoor, sendo um dos jogadores atuais mais internacionais da Seleção Nacional e um dos capitães dos Linces.

Gonçalo Marques foi agraciado como atleta jvem do ano. Hugo Santos foi o treinador, sendo atualmente técnico da Associação Desportiva de Lousada, que, este ano, conquistou todos os troféus no Escalão de Seniores Masculinos em que participou. No que respeita à equipa masculina, a atribuição recaiu à Associação Desportiva de Lousada – Hóquei, vencedora de todos os troféus nos escalões seniores masculinos.

O Prémio Carreira foi para João Santos, que se retirou do hóquei no dia 10 de junho, após décadas marcantes como jogador.