O Museu Municipal de Penafiel inaugurou, no dia 16, a exposição “My Art is Female”, do artista plástico e designer Francesco Zavattari. Trata-se de uma mostra que faz parte do projecto Art’Themis, que visa a prevenção primária da violência de género e doméstica, que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) está a desenvolver em parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade.

O projecto começou em Dezembro de 2014 e tem sido implementado em várias escolas, para que com elas se consiga promover a iniciativa Percursos Art`Themis, sobre um conjunto de eventos sobre a Prevenção da Violência Doméstica e do Género.

A exposição resultou de uma colaboração com o artista Francesco Zavattari, como forma de se aliar ao combate a este grave problema social. Segundo o artista plástico a exposição pretende “sensibilizar o público para a problemática da violência doméstica e do género”. “É nosso objectivo chegar também às escolas. Reveste-se de grande importância alertarmos os mais novos para as adversidades deste flagelo. Ao transmitir informação sobre esta temática vamos certamente fomentar a discussão entre todos. Esta exposição é acima de tudo uma homenagem ao ser humano”, refere o também designer. PNF_exposicao violencia domestica (2)Já a directora do Museu Municipal de Penafiel, Maria José, adiantou que o Museu em parceria com a UMAR, vai dinamizar, no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, uma conferência dedicada à violência no namoro, para alertar os jovens sobre este problema”. Por sua vez, Susana Oliveira, vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, referiu que o tema da violência deve merecer especial atenção e preocupação. “Informar e sensibilizar os nossos jovens é, sem dúvida, uma medida de grande responsabilidade e missão do município. As artes são, por isso, uma excelente forma e um ótimo veículo de sensibilização, seja através da música, da pintura ou da dança”, disse a autarca.

Esta exposição esteve patente na Casa do Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos; na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde; na Galeria Férrer Correia, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra, e agora ficará no Museu de Penafiel até ao dia 21 de Fevereiro.