Dar visibilidade ao trabalho feito pelas escolas e partilhar os exemplos de boas práticas educativas de cada agrupamento, foi o objectivo da Mostra que decorreu, esta tarde, na Casa da Cultura de Paredes.

A iniciativa, que juntou dezenas de professores de todos os agrupamentos de escolas do concelho, está inserida no programa das comemorações dos 10 anos da Carta Educativa de Paredes.

Durante a sessão de abertura, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Paredes, Hermínia Moreira, destacou que haveria muitos exemplos de boas práticas a apresentar. “Fizemos uma selecção diversificada para mostrar a criatividade dos agrupamentos na procura de soluções para que a qualidade do ensino seja uma realidade e para que se reflicta no sucesso dos alunos”, afirmou.

Também presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal lembrou que há 10 anos, quando avançaram com o projecto da Carta Educativa, foi chamado de “megalómano”. “Hoje, só falta concluir o Centro Escolar de Baltar, que estará terminado em algumas semanas”, referiu.

Mas a construção dos edifícios foi o trabalho mais fácil, acrescentou Celso Ferreira: “O mais difícil foi o planeamento e o envolvimento da comunidade”.

Lembrando que o diagnóstico feito em 2005, sobre o abandono e insucesso escolar, “era aterrador”, sendo Paredes o 9.º pior concelho do país, o autarca salientou que actualmente o concelho está entre os 30 melhores. “E no ano passado, todas as escolas de Paredes ficaram acima da média do país nos exames nacionais”, acrescentou.

“Há boas práticas em todas as escolas e é preciso partilhá-las para que possamos continuar a crescer juntos. Estas sessões servem para perceber qual é a escola que queremos ter daqui a 10 anos”, defendeu ainda o presidente da Câmara.

Durante a sessão, foram apresentados vários projectos de boas práticas. O do Agrupamento de Escolas de Cristelo dizia respeito à gestão da actividade pedagógica; e o do Agrupamento de Escolas de Sobreira à articulação entre docentes e outras estruturas escolares sobre os currículos e actividades realizadas nos diferentes níveis de ensino. Já o Agrupamento de Escolas de Paredes trouxe o projecto “A Par…Eu escrevo”, que consiste na publicação de uma colectânea de textos anual produzidos por alunos do agrupamento. O Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Baltar, falou da relação entre o sucesso escolar e a prática de desporto. Um caso prático, relacionado com a criação de um gabinete de intervenção disciplinar para gestão e monitorização da indisciplina em contexto de sala de aula, foi o bom exemplo trazido pelo Agrupamento de Escolas de Lordelo, enquanto o Agrupamento de Escolas de Vilela abordou a participação da escola em projectos internacionais. Também a Escola Secundária de Paredes apresentou o projecto do Provedor do Aluno.