Cinco turmas dos concelhos de Paredes e de Valongo foram distinguidas entre os vencedores municipais das olimpíadas de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”. Os premiados foram divulgados ontem.

No 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) foi vencedora a Escola Básica de Codiceira, de Valongo, com a turma 3A-CO. Já no 2.º ciclo, o 6RB da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, em Paredes, foi distinguido, assim como a turma A5B da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, em Valongo. A Escola Básica e Secundária de Lordelo, Paredes, com o 10.ºC, e a Escola Secundária de Valongo, Valongo, com o 10.º CSE, estão entre as vencedoras do ensino secundário.

“Algumas turmas destacaram-se, ao alcançarem o melhor resultado entre todas as turmas do mesmo escalão de ensino e do mesmo município. Por isso, sagraram-se vencedoras municipais. Estas turmas receberam diplomas, t-shirts e um poster para mostrar na sua escola o quanto aprenderam com as Olimpíadas”, explicam os responsáveis pelo concurso nacional, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Foram centenas de turmas e milhares de alunos, de todo o país, que participaram e provaram os seus conhecimentos nestas olimpíadas de educação financeira, cuja competição é realizada online.

Os objectivos deste projecto de educação financeira passam por promover a educação financeira das crianças e jovens, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; desenvolver hábitos de poupança; promover o consumo responsável; promover uma relação saudável com o dinheiro, sabendo gerir o aspecto emocional das opções; dar formação financeira a professores, capacitando-os para transferir conhecimentos financeiros aos seus alunos e desenvolver as competências financeiras necessárias à correcta tomada de decisão; e disponibilizar a professores e alunos recursos pedagógicos de apoio à implementação do projecto.

A primeira iniciativa do “No Poupar Está o Ganho” foi no ano lectivo 2009/2010. São abrangidos alunos desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário.