Foto: DR

Pela primeira vez, há três roteiros de Paredes que vão integrar a iniciativa do Turismo Porto e Norte de Portugal “À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre entre 10 e 16 de Abril.

A iniciativa visa dar a conhecer locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal. Os programas para famílias vão permitir, por exemplo, visitar fábricas em laboração e equipamentos museológicos, compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final.

Paredes vai dar a conhecer três roteiros já experimentados durante o FAMP – Festival das Artes em Madeira de Paredes.

Do programa constam visitas em espaços de Rebordosa, Gandra e Lordelo, que visam mostrar as tradições, nomeadamente ligadas à talha, aos torneiros, cadeireiros e arte de empalhar, mas que também vão revelar o que é hoje a indústria do mobiliário em Paredes.

Assim, a 12 de Abril, realiza-se, entre as 14h00 e as 17h00, em Rebordosa e Gandra, o roteiro “Da Oficina à Arte Sacra”, que, segundo a Câmara de Paredes, vai procurar dar a conhecer “a marcenaria tradicional e, simultaneamente, a talha, fazendo um enquadramento do funcionamento de uma oficina, apresentando as tipologias de madeira, técnicas usadas, ferramentas e algumas terminologias e linguagem associadas ao ofício”. “Os participantes são convidados a experimentar trabalhar na madeira, usando as ferramentas e técnicas do entalhador”, sendo a oficina escolhida a do “Sr. Fialho”, em Rebordosa. Durante a visita estará presente um dourador que irá explicar o processo final de colocação da folha dourada nos trabalhos. A visita terminará na igreja de Gandra, onde a talha dourada está muito bem representada.

Segue-se, a 13 de Abril, no mesmo horário, o roteiro “Do Tronco à Cadeira”, em Rebordosa. “A visita convida os participantes a recuar no tempo, voltando ao início do trabalho da madeira em Paredes, quando as cadeiras eram dos produtos mais produzidos no território. O circuito dará a conhecer algumas especificidades de cada arte, destacando curiosidades e particularidades de cada ofício, dando relevo à figura da Cadeireira, que tanto contribui para o desenvolvimento desta atividade no concelho”, explica a autarquia. Neste dia, será ainda possível visitar uma serração e conhecer o ofício do torneiro, do cadeireiro e a arte de empalhar.

Por último, a 14 de Abril, das 14h00 às 17h30, em Lordelo e Rebordosa, será feita uma visita guiada às instalações do Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e do Mobiliário, para mostrar aos participantes “o que é hoje a indústria do mobiliário em Paredes, assim como da importância da formação nestas áreas”. Segue-se a passagem “por uma grande empresa de cadeiras do concelho, a FENABEL, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer todo o processo produtivo, desde a tábua de madeira até ao produto final que é a cadeira”.