Fotografia: Câmara de Lousada / Arquivo

Até 30 de Novembro, as escolas de Lousada podem voltar a candidatar-se aos Prémios de Mérito “Lousada Educa+”. Os projectos vencedores vão receber diplomas e prémios monetários, sendo mil euros para o vencedor, 750 para o segundo prémio e 500 para o que ficar em terceiro lugar.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Lousada que visa “estimular e apoiar os projectos escolares no sentido de promover uma cultura de excelência educativa, valorizando o saber, a investigação, divulgação, solidariedade e participação cívica, enquanto elementos importantes no desenvolvimento pessoa e comunitário”, lembra nota de imprensa.

Podem participar as escolas ou grupos que desenvolveram projectos, sejam de estabelecimentos de ensino públicos ou privados. De acordo com a autarquia, para concorrer, as escolas têm de ter “um papel de referência para a comunidade educativa onde se insere e que se desenvolva nas vertentes humanística, científica, técnica, artística, ambiental, solidária, de participação cívica ou outra”. Já os projectos podem ser relativos a qualquer um dos ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, e devem ainda ter sido desenvolvidos no ano lectivo anterior (2021/2022) e não terem sido anteriormente financiados pelo município.