No âmbito do projecto “Aprender com a biblioteca escolar”, os alunos da Escola Básica de Campo, em Nevogilde, Lousada, fizeram uma homenagem a Tomás de Barros, professor, escritor, jornalista, autarca e dirigente associativo, que residiu e faleceu há 70 anos na freguesia.

Os alunos elaboraram uma biografia, que foi apresentada à comunidade escolar e registada em livro, com os principais desempenhos desta figura marcante na história da educação em Portugal, refere nota de imprensa. Foi feita ainda uma projecção que reconstituiu o seu percurso de vida.

Nascido em 1892, diplomado pela Escola Normal de Coimbra em 1919 e professor do ensino primário em Boim, Sousela, Louredo e Beire, Tomás de Barros foi autor de inúmeras obras didácticas, algumas com mais de 50 edições, director do “Jornal de Lousada” e do jornal “Educação Nacional”, presidente da Junta de Freguesia de Nevogilde e presidente do Futebol Clube Lagoense, sendo responsável pela visita, em 1935, das equipas do Vitória de Guimarães e do FC Porto, acontecimentos históricos para a região.