Uma equipa de triatlo de Friburgo, na Suíça, está em Penafiel a fazer um estágio de início de época, pelas boas condições e infra-estruturas existentes no concelho. Desde o passado dia 25 de Março, e até este sábado, dia 2 de Abril, que cinco atletas do ONE TWO TRI, clube com 28 elementos sedeado em Friburgo, tem cumprido um rigoroso plano de treino, apoiado por instituições locais.

Sérgio Moreira, enfermeiro penafidelense emigrado na Suíça há cinco anos, foi um dos fundadores do grupo.

Enfermeiro penafidelense é um dos fundadores da equipa

O ONE TWO TRI está prestes a completar um ano de existência. Quando Sérgio Moreira, enfermeiro, e Adrien Andrey, estudante de enfermagem, resolveram criar um clube já existia um outro em Friburgo, mas mais voltado para os seniores e veteranos. “Não tinham escola de formação”, explicam.

O clube começou por brincadeira, mas rapidamente ganhou contornos mais sérios e atraiu gente para treinar. Inscreveram-se na Federação Suíça da modalidade e já participaram em várias provas oficiais, conquistando pódios masculinos e femininos. Contam com 28 atletas.

Quando pensaram em preparar a época, decidiram vir para Portugal fazer um estágio de preparação. Chegaram a 25 de Março e partem este sábado, dia 2 de Abril. Deviam ter sido 12 os atletas a participar neste campo de treino, mas acabaram reduzidos a cinco.

Sven Rovvinez, Anne Marie Rossier, Céline Python e Adrien Andrey são estudantes de Engenharia Informática, Medicina, Ensino Primário e Enfermagem, e têm entre 19 e 24 anos. Sérgio Moreira é enfermeiro e tem 38 anos. Por serem estudantes, dois dos elementos tiveram que encurtar a viagem. Em Penafiel, mantêm-se três triatletas.

 

Jovens gostaram do concelho e do país e prometem voltar

Escolheram Penafiel por ser a terra de onde Sérgio Moreira é natural, mas sobretudo pelas boas condições para a prática da modalidade. “Temos a piscina, estradas com percursos planos e semi-montanha e ginásios completos para fazer treinos”, explica o atleta, sustentando que esta modalidade é completa e oferece “um desafio permanente”.

Os jovens suíços adoraram o concelho e esperam repetir o estágio na cidade, em breve, e ainda de forma mais organizada. “Ficaram surpresos com tudo o que encontraram cá. Em Friburgo só temos uma piscina municipal e está sempre ocupada. Cá conseguimos ter a piscina quase toda só para nós e tem-se notado uma grande evolução nos atletas”, refere Sérgio Moreira.

Já Céline e Adrien vão levar memórias de uma população calorosa e de uma região cheia de beleza. “Só não tivemos sorte com o tempo”, lamentam, referindo que gostaram de viver as tradições da Páscoa. Pela primeira vez em Portugal, os jovens prometem voltar noutra altura para conhecer melhor o país.

Os atletas desta equipa vão participar na primeira prova da época a 17 de Abril, o Walliseller Triathlo, na Suíça. Segue-se o campeonato suíço da modalidade e, em Junho, vão deslocar-se à Noruega para participar num semi Ironman.

Em Penafiel, receberam apoio de Joaquim Mota (NutriSport), Rui Sousa (IdealKorpus) e Amândio Babo (professor das Piscinas Municipais de Penafiel). O atleta de triatlo penafidelense Pedro Ventura também participou nos treinos com a equipa ONE TWO TRI.