O concelho de Lousada tem vindo a impor-se na região pela forte aposta do executivo em áreas diversas, destacando-se a Cultura, sector muitas vezes desvalorizado em termos de políticas autárquicas. Este tem sido um desafio abraçado pela Câmara Municipal, sustentado na qualidade da programação cultural.

Dois desses exemplos de qualidade e, consequentemente, de sucesso junto do público, são os projectos “Noites Acústicas” e “Comédias d’Outono”. O primeiro, organizado pela autarquia e pela companhia de teatro Jangada, teve na sua primeira edição a actuação de bandas de renome, como Blind Zero, Miguel Araújo, Mafalda Arnauth, Rita Redshoes, Jorge Palma e Tim. Os concertos esgotaram o Auditório Municipal. As Noites Acústicas estão de regresso já no dia 23 de Janeiro.

Igualmente esgotadíssimos estiveram os espectáculos do Comédias D´Outono. Foram três fins-de-semana de humor com a participação de comediantes reconhecidos do grande público, contando na abertura com a actuação de Herman José. Pedro Tochas, Jorge Serafim, António Raminhos e Luís Franco-Bastos foram os comediantes que contribuíram para a afluência de 1400 pessoas ao festival de humor que já é referência.

Grupo Dramático e Recreativo da Retorta

2015 foi o ano da conquista de galardões nacionais e internacionais pelo grupo de teatro do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Com mais de sete décadas de existência, a Retorta foi o grande vencedor do CONTE 2015 – Concurso Nacional de Teatro, com a peça “Óculos de Sol”. Nomeado em oito categorias, conquistou seis prémios e uma menção honrosa, tendo arrebatado a mais importante distinção do concurso: o prémio Ruy de Carvalho para a melhor produção. A qualidade das produções da companhia valonguense foi também reconhecida internacionalmente, ao receber o Prémio “Escenamateur Europa 2015”, atribuído pela Confederación Escenamateur. Na Mostra de Teatro Amador de Valongo foi distinguido com os prémios de melhor espetáculo, melhor encenação, melhor actriz e melhor sonoplastia. Já em 2014 havia conquistado sete prémios nas oito categorias a concurso.

Indie Music Fest

Pela segunda vez entidade cultural ano_3[1]consecutiva, o Indie Music Fest foi eleito Melhor Micro Festival em mais uma edição dos Portugal Festival Awards. Considerado como uma celebração da música nacional, o Indie Music Fest, que se realiza há três edições no Bosque do Choupal, em Baltar, já consolidou o seu lugar e afirma-se como um dos principais festivais da região, não ficando nada a dever aos melhores festivais nacionais. Pelo palco do festival passaram mais de 30 artistas, entre eles os Linda Martini, Modernos, Keep Razors Sharp, Brass Wires Orchestra, Thunder & CO, Capitães da Areia, Cave Story e Plus Ultra. O festival regressa em Setembroai Bosque do Choupal.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano