A tradição secular das Endoenças regressa aos moldes normais e, na próxima quinta-feira Santa, cerca de 50 mil tigelinhas vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro, em Penafiel, Marco de Canaveses e Castelo de Paiva.

As comemorações iniciam às 20h00, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Por volta das 21h00, segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direcção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, informa a Câmara de Penafiel.

Na sexta-feira Santa, dia 15 de Abril, pelas 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

Recorde-se que as Endoenças de Entre-os-Rios foram classificadas em 2015 pelo Município de Penafiel e inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. “Com mais de 300 anos de história, este evento de cariz religioso acontece todos os anos na quinta–feira Santa e leva milhares de pessoas às margens dos rios Tâmega e Douro” sustenta o município.