Empresa que produz para a Louis Vuitton cria 300 empregos em Penafiel

Construção da nova unidade arranca em 2019 e prevê um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros

0

Vai nascer em Penafiel uma unidade de produtos de luxo que vai criar, numa fase inicial, 300 postos de trabalho. O interesse público da nova unidade industrial da Atepeli – Ateliers de Ponte de Lima foi reconhecido, por unanimidade, em Assembleia Municipal.

A multinacional, que fabrica componentes de malas, carteiras ou porta-cartões para marcas como Louis Vuitton e tem unidades em Calvelo (Ponte de Lima) e Caíde de Rei (Lousada), vai instalar-se na zona do antigo hipódromo, em Santa Marta.

Na nova fábrica, que começará a ser construída em Penafiel a partir do início de 2019, ocupará uma área superior a seis hectares.

“Este é o culminar de um processo longo de muitos meses de trabalho. É um investimento de extraordinária importância para o município”, destacou Antonino de Sousa durante a Assembleia Municipal desta quinta-feira. “São cerca de 6,5 milhões de euros que vão ser investidos e é um projecto em que as questões ambientais assumem grande importância. O compromisso do investidor é incorporar condições máximas de eficiência energética e ambiental”, descreveu o autarca.

Numa fase inicial, avançou, o objectivo é criar 300 postos de trabalho, mas podem crescer até aos 500 e a facturação prevista é de nove milhões de euros, sendo toda  a produção para exportação, referiu Antonino de Sousa.

Publicidade

“Esta unidade não vai produzir produtos de grande envergadura, são produtos de luxo, de pouco volume e muita rentabilidade”, acrescentou, dizendo acreditar que este tipo de empresas pode atrair outros investidores. “Foi uma competição intensa a que tivemos que fazer com outros municípios de dimensão maior que o nosso para podermos ter este projecto. Espero que no início do próximo ano arranque”, conclui o presidente da câmara.

Para conseguir este investimento, a autarquia fez mediação para evitar a especulação imobiliária nos vários terrenos que estão em causa, sendo que a empresa comprou terrenos a privados, mas também à Câmara Municipal. Concedeu ainda benefícios previstos nos regulamentos de apoio à captação de investimento, nomeadamente ao nível das isenções de IMI, IMT e derrama.

A Atepeli, Lda está integrada num dos maiores grupos multinacionais de produtos de luxo, com presença directa em mais de 60 países. Conta com duas unidades fabris. A de Ponte de Lima abriu em 2011 e a de Lousada em Abril deste ano. Segundo dados divulgados pela empresa na sua página oficial de Facebook empregam, actualmente, em Portugal, 600 pessoas.