Eco-centro de Valongo equipado com novo contentor para equipamentos eléctricos e electrónicos

Novas estratégias na gestão de resíduos entre Valongo e a LIPOR

0

O Eco-centro de Valongo foi alvo de requalificação. O local contou com um reforço na segurança, através da instalação de câmaras de video-vigilância e demais equipamentos de suporte. Agora, será equipado com um novo contentor, preparado para receber equipamentos eléctricos e electrónicos, permitindo a separação de resíduos reparáveis dos demais desmanteláveis por mau estado de conservação, cumprindo os requisitos legais, informa a câmara municipal.

Esta alteração foi feita pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), em conjunto com os municípios de Valongo, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos e Porto, no âmbito do projecto Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (ESTRAEE). No total foram adaptados nove eco-centros com vista na melhoria de condições de recepção de resíduos, potencializando a reutilização e reciclagem.

O projecto ESTRAEE, que promove uma estratégia para gestão sustentável de resíduos eléctricos e electrónicos, envolve cidadãos, administração local, fabricantes e produtores, através dos sistemas de responsabilidade alargada ao produtor. O ESTRAEE tem como parceiros portugueses a LIPOR e a European Recycling Platform (ERP) – Portugal.