Lousada tem dois filmes seleccionados para a participar na 41ª edição Cinanima – Festival de Cinema de Animação de Espinho, que decorre de 6 a 12 de Novembro.

Os filmes seleccionados, “Aves Raras”, película realizada por alunos da EB Lousada Este – Caíde de Rei, e “As Cobras também almoçam”, realizado por alunos do Colégio S. José de Bairros, foram os escolhidos para participar na competição nacional na categoria “Prémio Jovem Cineasta Português – Menos 18 anos”.

Segundo o vereador da Cultura da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, a simples selecção para o Cinanima é motivo de “orgulho” e espelha a qualidade e criatividade das películas que vão a concurso assim como a aposta que a autarquia tem realizado na promoção deste tipo de produtos em articulação com a Casa Museu de Vilar.

Ao Verdadeiro Olhar, o autarca realçou, também, que ambos os trabalhos resultam das Oficinas de Animação, que são realizadas pela Casa Museu de Vilar, numa parceria com a câmara municipal.

Segundo o vereador, as oficinas são dinamizadas pelo realizador Abi Feijó e pretendem desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos, envolvendo o 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.

Ao nosso jornal, o responsável pela pasta da Cultura afirmou, também, que as películas traduzem-se em pequenos filmes de animação que já foram apresentados à população no Festival de Luz de Lousada.

A 41.ª edição do Cinanima tem lugar em Espinho e integra um total de 1338 filmes, provenientes de 67 países, sendo os EUA, o país com maior número de  filmes inscritos (167 filmes), seguindo-se a França (159 filmes) e Reino Unido (102 filmes).