Penafiel é um município romântico’ é que se pode concluir da com a iniciativa que a Câmara Municipal de Penafiel preparou para o dia dos namorados. Assim, quarta-feira, dia 14 de fevereiro, o município vai “andar” pelas ruas a distribuir bolinhos de amor e balões.

A iniciativa é do pelouro do turismo e, das 14h30 às 17h00, vários “cúpidos” vão distribuir balões comemorativos e um presente muito especial como os bolinhos de amor, um doce tradicional, que vai ser entregue embrulhado numa caixinha de cartão, personalizada com a logomarca “Penafiel Romântico”, criada especificamente para assinalar esta data.

Adolfo Amilcar, vereador com o pelouro do turismo da autarquia, esta ideia pretende “despertar o sorriso nas pessoas”. Assim quem passar por Penafiel nesse dia “arrisca-se a ser contaminada pelos afetos e boa disposição dos nossos cúpidos, e receber uma lembrança cheia de simbolismo”, porque o que se pretende é “festejar o amor.”

A história do dia dos namorados teve origem em Valentim, um bispo de Roma que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, porque acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. Apesar desta ordem, o bispo continuou a celebrar casamentos e acabou preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Foi quando esperava pelo cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.