No âmbito do plano de contingência de contenção do COVID-19, a Câmara de Paços de Ferreira anunciou, ontem, quando ainda não havia casos no concelho, que realizou uma reunião para avançar com um plano de apoio aos cidadãos que venham a ficar em quarentena, retidos em casa, por suspeita ou por serem portadores de coronavírus.

“A partir de agora, a Câmara Municipal vai assegurar apoio domiciliário a todas as pessoas e famílias do nosso Concelho que venham eventualmente a ser identificadas pela Autoridade de Saúde como suspeitas ou infectadas”, explica a autarquia.

“Esse apoio consistirá na entrega, junto da respectiva residência, de refeições diárias, recolha do lixo potencialmente contaminado, bem como auxílio aos idosos e a pessoas de maior vulnerabilidade”, explica a mesma fonte.

A reunião contou com a participação de inúmeras entidades, desde logo o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, o delegado de Saúde do concelho, comandantes da GNR, bombeiros voluntários, párocos, presidentes de junta de freguesia, directores de IPSS e diretores de estabelecimentos escolares, públicos e privados.

“O envolvimento, em rede, de todas as instituições do concelho permitirá que, durante esta fase de situação de alerta nacional, sejam reforçadas equipas de apoio domiciliário coordenadas por técnicos do ACES e da Câmara Municipal”, acredita a autarquia.

“Todas as instituições envolvidas vão sensibilizar os seus colaboradores para o momento de emergência que se vive, pedindo o apoio de todos os funcionários e voluntários para o reforço das equipas técnicas, que vão receber formação para lidar com pessoas que possam ser suspeitas ou portadoras do vírus COVID-19”, acrescenta comunicado.