Foto: INEM

Os corpos das quatro vítimas da queda de um helicóptero do INEM em Valongo já foram recolhidos e encaminhados para o Instituto de Medicina Legal, segundo avançou a Protecção Civil ao início da tarde. A operação de socorros foi dada como encerrada. Na serra continuam os destroços do helicóptero.

Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, a avaliação preliminar indica que a aeronave terá colidido com uma antena emissora existente na zona.

O Ministro da Administração Interna determinou à Autoridade Nacional de Protecção Civil a abertura “de um inquérito técnico urgente” ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente que envolveu este helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas.

A Câmara Municipal de Valongo emitiu um comunicado a manifestar pesar pelo “trágico incidente ocorrido no concelho”, endereçando aos familiares das vítimas e ao INEM “sentidas condolências”.

“Na sequência da queda do helicóptero do INEM na Serra de Santa Justa onde morreram as quatro pessoas da equipa do INEM, foi cancelada a Formatura de Natal dos Bombeiros Voluntários de Valongo e a entrega da Medalha de Honra do Município à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo. Hoje, serão ainda canceladas as iniciativas da Aldeia de Natal de Valongo, no Largo do Centenário”, explica a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, também endereçou condolências à família da enfermeira Daniela Silva, bombeira até Fevereiro deste ano na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, e uma das vítimas do acidente. “É com profundo pesar pelo trágico acidente, onde faleceram quatro pessoas na sequência da queda de um helicóptero do INEM, que manifesto sentidos pêsames aos familiares das quatro vítimas e ao INEM”, refere.