O Conselho Municipal de Educação de Paços de Ferreira reuniu pela primeira vez este mandato.

Segundo a autarquia, foram discutidos assuntos como o Plano de Combate ao Insucesso Escolar, a descentralização de competências na Câmara Municipal, a monotorização da Carta Educativa e o Plano Municipal de Educação.

“Foram também apresentados um conjunto de indicadores” que “demonstram o impacto muito positivo de algumas das medidas implementadas”, sustenta a Câmara Municipal, elencando os dados.

Este ano lectivo, 750 crianças do pré-escolar e 1386 crianças do 1.º ciclo beneficiam de refeições escolares gratuitas. “Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos e secundário, desde o início desta medida (ano le.tivo de 2020/2021) já foram servidas um total de 94.479 refeições gratuitas”, refere nota de imprensa.

Todos os dias há 1075 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo a beneficiar de transporte escolar gratuito em autocarros municipais, enquanto os alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário têm direito a 847 passes gratuitos e a 79 comparticipados.

A Câmara também apoiou, com transporte gratuito, 22 visitas de estudo e alargou a oferta de fruta escolar ao pré-escolar, chegando agora a medida a 970 crianças dos jardins-de-infância e 1736 alunos do 1.º ciclo.

Durante a sessão foi ainda feito um ponto de situação quanto às intervenções concluídas ou em curso nas EB 2,3 de Eiriz, Frazão, Paços de Ferreira e Freamunde.