Decorreu, na sexta-feira, a Assembleia Geral para a eleição e tomada de posse dos novos órgãos sociais da Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei para o biénio 2022-2024.

Rúben Leite foi eleito Chanceler Mor ( presidente da direcção ), juntamente com uma equipa renovada e motivada para continuar a promover e divulgar o Sarrabulho Doce. 

Recorde-se que, fundada a 2 de Maio de 2017, a Confraria Gastronómica do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei tem como fins a divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica da freguesia de Caíde de Rei, em especial do sarrabulho doce, realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o seu interesse turístico, cultural e económico.

A origem do sarrabulho doce é antiga e desconhecida, mas os antepassados foram ensinando a confecção deste doce entre as várias gerações para nunca se perder. É um doce de comer à colher com dois ingredientes principais: o pão de Padronelo, com pelo menos dois dias, partido em pedaços pequenos e o sangue de porco cozido e esfarelado. Numa calda com água, açúcar, mel, canela e vinho do Porto, estes dois ingredientes são envolvidos e dão ao doce uma aparência particular e um sabor único, refere a Confraria.