A Câmara de Valongo já condicionou a circulação de camiões na estrada de que dá acesso ao aterro em Sobrado.

Segundo o município, foi hoje implementada a nova sinalização de trânsito no troço da Estrada Municipal 606, entre o cruzamento dos cinco caminhos em Alfena e o Pavilhão Municipal de Sobrado. Fica assim condicionada “a circulação na via de veículos pesados com mais de 3,5 toneladas salvaguardando as excepções previstas para veículos de emergência, serviços públicos e viaturas autorizadas”, descreve a autarquia, alegando que a medida “visa a defesa do interesse público municipal, designadamente a protecção do ambiente e da qualidade de vida no concelho, e a salvaguarda da segurança das populações residentes e utilizadoras de equipamentos escolares e desportivos, designadamente da vila de Sobrado”.

Recorde-se que, em Fevereiro, a Câmara de Valongo tinha anunciado que ia avançar com este condicionamento para prevenir que haja cargas não autorizadas a chegar ao aterro de Sobrado e também acautelar questões de segurança e mobilidade naquela via.

“Vamos replicar na EM 606 o que foi feito para o lado de Alfena. Para evitar que o trânsito pesado circule no centro das cidades fizemos uma limitação de tráfego entre a saída da A41 e o centro de Alfena. Vamos fazer o mesmo para o lado de Sobrado, porque aquela estrada não tem passeios nem condições de segurança. Queremos evitar o trânsito pesado que não é necessário, que não tem de passar ali e que pode ir pela auto-estrada”, afirmou na altura o vereador Paulo Esteves Ferreira.

O autarca referia ainda que a polícia poderá multar todos os veículos não autorizados. A meta era “evitar que haja carros com cargas não autorizadas naquela estrada” que cheguem ao aterro de Sobrado.