O comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Morais, é o número dois da lista B, encabeçada por Jaime Marta Soares, actual presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, cujas eleições se realizam no final do mês do mês de Outubro, no decorrer do 43.º congresso nacional que vai decorrer entre 27 e 29, em Fafe.

Além de Jaime Marta Soares, o comandante do quadro de honra José Barreira Abrantes, é, também, candidato à presidência da Liga.

Ao Verdadeiro Olhar, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes disse, em Penafiel, na apresentação da candidatura de Jaime Marta Soares, sentir-se “honrado” por pertencer à lista do actual presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

“Efectivamente é uma honra pertencer a uma equipa que tem provas dadas, tem todo um trabalho realizado em prol dos bombeiros, das associações e das corporações e protagoniza um projecto com medidas e acções futuras que garante o bem-estar das corporações”.

Ao nosso jornal, José Morais destacou, também, que espera estar à altura  daquilo que são os grandes desafios com que os soldados da paz estão, hoje, confrontados.

“Espero estar à altura dos grandes desafios e responsabilidades com que os bombeiros se deparam e espero, caso venha a ser eleito, representar da melhor forma os interesses das corporações e corpos de bombeiros do distrito”, avançou, prometendo abraçar de corpo e alma esta causa.

“Quem me conhece sabe que  quando me dedico a esta causa e faço-o com coração e alma. O candidato da lista B é um homem com uma paixão e entrega aos bombeiros, defende como ninguém os seus interesses e é a pessoa melhor capacitada  e preparada para resolver os problemas das associações”, manifestou.

Quanto à presença de vários presidentes e comandantes de corporações do distrito do Porto em Penafiel, o comandante dos Bombeiros de Paredes realçou que a sua presença reforça e expressa o sentimento de confiança  que a grande maioria das associações e seus corpos sociais depositam no actual presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

“Vimos uma manifestação de vontades do distrito do Porto, muitos presidentes e comandantes. É isto que nos dá força. Esta é uma lista que defende intransigentemente os interesses e vontades dos bombeiros de Portugal e que tem um programa com propostas concretas que prometem dar resposta a muitas das questões com que as associações e corpos de bombeiros, hoje, estão confrontadas”, assegurou.

Jaime Marta Soares, na sua intervenção, voltou a defender a criação de uma estrutura de comando dos bombeiros independente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O candidato da Lista B defendeu, ainda, a alteração da lei orgânica da ANPC que permita a criação e implementação de uma direcção nacional dos bombeiros autónoma, independente e com orçamento próprio de forma a dar uma resposta objectiva e eficaz na defesa dos bombeiros portugueses.

O actual presidente da Liga dos Bombeiros Portuguesas prometeu que na revisão da Lei do Financiamento, que vai estar em discussão na Assembleia da República, vai bater-se pela abolição da clausula negativa de 5% e o crescimento do montante do financiamento, de forma a alcançar uma subida anual do orçamento de referência que dê cobertura aos aumentos previstos na lei.

Jaime Marta Soares prometeu que irá propor à Assembleia da República que seja consignada em letra de lei  como profissão de risco, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros, sejam eles voluntários ou profissionais.

O candidato da lista B recordou, também, que irá reforçar a proposta ao Governo, de introdução, em letra de lei, da garantia real de aumento anual para o Fundo de Protecção Social do Bombeiro a fim de dar cobertura total às permanentes solicitações e eliminar o impacto negativo com que os soldados da paz, muitas vezes, se deparam.

O candidato da lista B manifestou, ainda, que vai promover um rastreio adequado a todos os operacionais, assegurar que a vacinação de todos os bombeiros seja feita de forma gratuita e solicitar ao Governo um Convénio de Transporte de Doentes Não Urgentes e forma a disciplinar as relações entre as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, as associações humanitárias de bombeiros e outras entidades detentoras de corpos de bombeiros, no sentido de garantir estabilidade dos doentes a transportar.

O candidato afiançou, também, que defende a criação do cartão de cidadão do bombeiro, bonificação de 25% na contagem de tempo de serviço para a reforma, a criação de equipas de intervenção permanentes com particular incidência e prioridade para as áreas mais vulneráveis.

“Câmara tem estado ao lado dos bombeiros”

O vereador com o pelouro da Protecção Civil da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes, recordou que a autarquia tem estado ao lado dos bombeiros, criou de um seguro de saúde para todos os bombeiros voluntários do concelho, um seguro de saúde que abrange consultas médicas, internamentos e cirurgias. O autarca sustentou, ainda, que este seguro abrande o agregado familiar do bombeiro que passa a beneficiar de uma tarifa social, com descontos na água e no saneamento.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Eduardo Nunes, relevou a importância do candidato da Lista B ter escolhido Penafiel para apresentar as linhas gerais do seu programa.

“Reforça o apreço que a Liga e as principais instituições ligadas aos bombeiros têm por Penafiel e pelo trabalho que esta associação tem vindo a realizar”, acrescentou.