Colónias de Férias em Lousada e Renteria celebram 20 anos

O átrio do edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Lousada tem uma exposição com alguns dos momentos mais marcantes destes 20 anos em que se realizam as Colónias de Férias

0

As Colónias de Férias realizadas em Lousada e em Renteria, no País Basco, celebram 20 anos, fruto da geminação existente entre ambos os locais.

Está patente uma exposição no átrio do edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal com alguns dos momentos mais marcantes destes 20 anos em que se realizam as Colónias de Férias, segundo uma nota da autarquia.

Entre 1 e 10 de Julho, Lousada recebeu 50 jovens de Renteria, que ficaram alojados na Residência Desportiva do Complexo e foram acompanhados por monitores
portugueses. No concelho, visitaram a Casa Museu de Vilar e a Torre de Vilar, bem como o
Centro de Interpretação do Românico.

Na semana seguinte, de 12 a 19 de Julho, 50 jovens lousadenses viajaram até Renteria, acompanhados por seis monitores.

Xénia Pereira foi uma das jovens que participou pela primeira vez na Colónia de
Férias em Renteria. Para ela “a actividade foi bem conseguida porque é um modo de
incentivar o convívio e a fazer novos amigos, bem como ao sentido de união e de grupo,
que foi fantástico, os monitores foram incríveis e muito prestáveis”. “Fiz muitos bons amigos nestas Colónias. Gostava muito de poder repetir”, acrescenta.

Nísia Rocha foi a monitora coordenadora que esteve a acompanhar a Colónia de
Férias em Renteria. Acredita que os dias passados no País Basco “representaram
uma partilha e ligação especial de amizade, de participação interessada, empenhada e
empreendedora, de superação de desafios, de animação, de espírito de entreajuda tendo
aceitado realizar todas as actividades propostas”.

Acrescentou ainda que, “para além das relações inter-pessoais, destaca-se o contacto com uma cultura diferente, em que podemos valorizar o que de melhor temos em cada região e conhecer o seu povo, suas histórias e seus hábitos”. “Toda a programação foi preparada de forma especial, tendo despertado para a descoberta e desenvolvimento de capacidades, potencialidades e talentos”, continua.

Para a coordenadora, “esta iniciativa do município representa uma mais-valia para a formação dos seus jovens, uma vez que a geminação de cidades representa um movimento que contempla a partilha da diversidade cultural e ambiental, o exercício da cidadania e promove este excepcional intercâmbio entre as suas gentes”.

“Para muitos destes jovens, a Colónia de Férias em Renteria constitui um período muito rico ao nível do desenvolvimento pessoal, de autonomia, partilha e sentido de responsabilidade”, refere o vereador da Educação, António Augusto Silva.