Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organizou, esta manhã, um debate “A Mulher com Cancro da Mama” no âmbito do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama que se assinala hoje.

O encontro, realizado no Hospital Padre Américo e dirigido a profissionais de saúde, abordou temas como a “Abordagem Actual do Cancro da Mama”, a “Reconstrução Mamária”, “Cuidados de Enfermagem” e “Cancro da Mama e a Importância da Intervenção Psicológica”.

Citada em comunicado, Goreti Carvalho, enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia, salientou a incidência desta patologia, referindo que “todas as semanas surgem um ou dois casos de cancro da mama” no CHTS.

Manuel Oliveira, director do Serviço de Cirurgia, falando da importância desta iniciativa, referiu que o encontrou teve como propósito melhorar a prevenção de um problema sério.

Barros da Silva, director do Departamento Cirúrgico, ressalvou a participação e articulação nesta iniciativa dos elementos do departamento numa causa comum que toca fundo  ao hospital e à comunidade local.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O director do departamento cirúrgico realçou, também, o trabalho da cirurgia-geral e da cirurgia plástica manifestando que este tem feito um trabalho digno de registo, salientando, também, o tratamento conjugado, dando como exemplo o protocolo com o IPO do Porto.

José Ribeiro, enfermeiro-director, recordou  a mensagem do “movimento rosa que incentiva à prevenção e alerta para a importância do diagnóstico precoce do Cancro da Mama”.

O presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, enalteceu o envolvimento de todos os actores e parceiros nesta iniciativa e o trabalho que prestam à população.

Carlos Alberto não esquecendo “a tecnologia que se associa a esta prestação de cuidados”, salientou, ainda, a recente aquisição de um novo mamógrafo que representou um investimento superior a 200 mil euros.

Este novo equipamento tem melhor definição de imagem, permitindo maior qualidade de diagnóstico nas imagens adquiridas.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa