Cerca de 90 pessoas participaram no III Fim-de-Semana da Saúde em Paços de Ferreira

Durante os três dias foram debatidos vários temas relacionados com a saúde, foram realizados rastreios e também um workshop

0

O III Fim-de-Semana da Saúde, promovido pela Adaterra – Associação de Desenvolvimento e Amigos da Terra de Carvalhosa – entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho, envolveu a participação de cerca de 90 pessoas nas diversas actividades que incluíram conferências e rastreio cardiovascular e a avaliação nutricional.

Em cima da mesa, esteve um debate sobre a Violência no Namoro – efeitos psicológicos -, contando com a participação de um painel multidisciplinar de especialistas para uma abordagem clínica e psico-social do tema.

Entre eles, a psicóloga Cátia Teixeira que fez uma reflexão sociológica sobre a igualdade de género em Portugal e os tipos de violência praticados entre casais. Da parte da APAV – Associação de Apoio à Vítima – foram apresentados alguns dados estatísticos e histórias de casos de violência no namoro e doméstica da região de Paços de Ferreira.

Foto: Adaterra

Na manhã de sábado, o tema foi a Epilepsia, tendo sido explicados os mecanismos que levam ao desenvolvimento da doença e de que forma é possível controlar os sintomas e as crises epilépticas, pela médica Lia Torres. Já as nutricionistas Andreia Ferreira e Filipa Pereira apresentaram os tipos de alimentos que podem ajudar a controlar a doença e qual a dieta mais indicada.

Foi ainda realizado um workshop pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Frazão -, sobre quais os gestos e comportamentos a ter na assistência a uma pessoa com crise convulsiva.

No último dia foram realizados rastreios gratuitos a doenças cardiovasculares (diabetes, pressão arterial e colesterol) e uma avaliação nutricional.

Foto: Adaterra

O objectivo, segundo a associação refere em comunicado, é “sensibilizar a população para comportamentos de risco e prevenção de doenças”, sendo esta uma das principais áreas de intervenção social da Adaterra.

A organização promete uma próxima edição em 2020 com novos temas e novas actividades.