O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) contratou 37 médicos, o que resultou de um concurso, aberto pelo governo, para a contratação de especialistas a nível nacional.

Para um número autorizado de 46 vagas, recebeu 54 candidaturas que resultaram no contratação de “37 novos médicos”, o que resulta no “preenchimento de 80 por cento das vagas abertas”, avança a unidade, em comunicado. 

Segundo o CHTS, a chegada de novos clínicos permite continuar a implementar uma estratégia que torna aquela unidade “cada vez mais atrativo para profissionais”.

Entretanto, o hospital não fecha a porta a novas colocações, elencando que “há ainda a possibilidade de ocorrerem mais contratações para preencher as vagas restantes”.

Chegam assim ao CHTS médicos especialistas nas áreas de cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, endocrinologia, gastrenterologia, hematologia, medicina intensiva, medicina interna, nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia médica, ortopedia, otorrinolaringologista, patologia clínica, pediatria, neurologia, psiquiatria, pedopsiquiatria e reumatologia.

Refere ainda o CHTS que, com estes novos especialistas, pretende “continuar a avançar para uma melhor prestação de cuidados à vasta população desta região, composta por cerca de 500 mil pessoas, o que equivale a 5% da população portuguesa, distribuídos por 12 concelhos em quatro distritos”.

O que se traduz no “fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a nível nacional”, conclui a nota