Cinco alunos do 12º ano, do curso científico-humanístico, da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, em Paredes, estiveram em Estrasburgo, na região leste de França, para falarem e refletirem sobre a importância das práticas sustentáveis e “promovendo o desenvolvimento de soluções criativas e conscientizando os participantes” para estas temáticas.

A visita, que foi acompanhada por dois professores, realizou-se no âmbito do projeto ERASMUS+ Bioshock que reúne instituições educacionais de quatro países diferentes, incluindo Itália, Países Baixos, Turquia e Portugal.

Os alunos apresentaram os trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre, “nas áreas de água, bioplásticos, ar e solo”, permitindo “compartilhar conhecimentos e trocar experiências com estudantes e professores dos outros países participantes, enriquecendo ainda mais a partilha de conhecimentos”, sublinha a escola de Rebordosa.

Para além disso, os participantes foram ainda desafiados a aplicarem um jogo inspirado no clássico Monopoly, porém com foco na sustentabilidade. Denominado “Mr. Sunflower”, “proporcionou uma abordagem lúdica e interativa para discutir questões como uso consciente de recursos naturais, energia renovável e reciclagem”, o que “promoveu o engajamento ativo dos participantes e estimulou a reflexão sobre práticas sustentáveis no quotidiano”.

Esta mobilidade internacional em Estrasburgo traduziu-se “numa oportunidade única para os alunos expandirem seus horizontes, conhecerem diferentes culturas e compartilharem suas próprias perspetiva sobre a sustentabilidade. Também os docentes destacam o valor dessa experiência “na formação dos estudantes”, ressaltando “o papel fundamental da educação internacional para a conscientização e o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável”.

Além das atividades previstas no projeto, os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu, que se reúne uma vez por mês em Estrasburgo. Como esta visita, adquiriam um “maior entendimento sobre a importância da União Europeia e seu papel na promoção da cooperação entre os países”.