Em breve, vai ser possível aceder gratuitamente à internet na cidade de Penafiel, nomeadamente o centro histórico. Segundo o presidente da Câmara Municipal serão instalados 17 hotspots, possivelmente até ao final do ano, que vão cobrir cerca de 50 mil metros quadrados da cidade com wi-fi.

A medida vai ser implementada no âmbito de uma candidatura, “bem sucedida”, ao Turismo Porto e Norte de Portugal.

No total, serão investidos cerca de 75 mil euros, sendo dois terços da verba financiada por fundos comunitários, adiantou Antonino de Sousa ao Verdadeiro Olhar.

“Serão instalados 17 hotspots no centro histórico da cidade que vão permitir a todos os visitantes e habitantes da cidade de Penafiel, terem acesso gratuito a wi-fi em cerca de 50 mil metros quadrados da cidade”, explica o autarca. Até agora, referiu, existiam apenas hotspots na Biblioteca Municipal e no Parque da Cidade. “Estes serão mais modernos e terão boa cobertura”, promete.

Antonino de Sousa acredita que com esta medida será possível conhecer melhor os turistas que procuram o concelho.  “Isto também vai permitir conhecer melhor os nossos visitantes, os monumentos que pesquisam mais, e melhorar a nossa oferta”, defende. “Do ponto de vista turístico e da qualidade dos serviços vai ser uma mais-valia e para os nossos jovens também porque a internet hoje em dia é essencial”, conclui o presidente da câmara.