Foto: Junta de Freguesia

Há cemitérios do concelho de Paços de Ferreira que vão fechar a 31 de Outubro e 1 de Novembro.

As juntas de Meixomil, Paços de Ferreira(/Modelos) e Seroa já divulgaram que os espaços que servem estas localidades estarão encerrados.

“Por força da pandemia que está a alastrar-se descontroladamente na freguesia de Seroa e em todo o concelho, decidimos pelo encerramento”, explica a freguesia de Seroa, que alarga os horários de frequência nos outros dias.

Em virtude das medidas mais restritivas existentes para o concelho e “em face do crescimento exponencial da doença Covid-19 na nossa comunidade, o executivo da Junta de Freguesia determinou o encerramento dos cemitérios de Paços de Ferreira e Modelos”, escreveu a Junta. Até ao próximo dia 2 de Novembro o horário será alargado entre as 7h00 e 18h00, indica ainda. Também a Junta de Meixomil, localidade servida pelo Cemitério Municipal, já deu essa indicação aos seus cidadãos.

Por outro lado, há freguesias que optaram por deixar os cemitérios abertas nestes dias. Casos de, por exemplo, Carvalhosa, Figueiró, Raimonda ou Sanfins, Lamoso e Codessos.

haverá, no entanto, regras mais apertadas, como o uso obrigatório de máscara e desinfecção das mãos á entrada e saída; circuitos de circulação, apenas grupos inferiores  a quatro pessoas e no raio de 50 metros é desaconselhada a permanência de pessoas, diz a junta de Sanfins, Lamoso e Codessos. “No dia 1 é aconselhável, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, um tempo máximo 15 minutos de permanência”, acrescenta a junta.

Carvalhosa também impõe regras semelhantes para manter a segurança, desde o uso obrigatório de máscara e desinfecção das mãos; restrição do número total de pessoas no cemitério em simultâneo; tempo máximo de permanência não superior a 15 minutos. Já a  limpeza das sepulturas e jazigos deverá realizar-se até, às 18h30, de sexta-feira dia 30 de Outubro e deverão trazer de casa material próprio, não sendo permitida a sua partilha. É ainda obrigatório o distanciamento social (dois metros) dentro e nas imediações dos cemitérios. O não respeito pelas regras determinará o encerramento, avisam.

O mesmo aviso deixa a Junta de Raimonda. Já que nenhuma entidade, a Direcção-Geral da Saúde ou Governo, determinou o encerramento dos cemitérios, a autarquia local optou por mantê-los abertos. “Vivemos tempos difíceis, limitados na nossa liberdade, não sendo objectivo da Junta de Freguesia limitar, ainda mais, este direito. Pese embora esta decisão, iremos apresentar publicamente e afixar no local o plano específico para a utilização do cemitérios no fim-de-semana dos Santos, com vista a manter, como sempre, a segurança de todos os utilizadores. Avisamos desde já que, se em algum momento as regras não forem cumpridas, as portas do cemitério serão encerradas no imediato. Com esta medida damos a possibilidade a todos de decidirem. Quem não se sentir confortável não vá ao cemitério, quem quiser, com regras, prestar culto aos seus entes queridos terá esse direito”, explica a Junta.

Figueiró assume regras idênticas e revela que dentro e fora do cemitério estará uma equipa de voluntários a zelar pela segurança. Deixa o mesmo aviso: se as regras não forem cumpridas fecham as portas.

Recorde-se que o concelho de Paços de Ferreira tem assistido a um aumento exponencial do número de novos casos que levou o Governo a determinar medidas restritivas. Segundo o presidente da Câmara, na semana passada, o concelho teve 753 infectados em quatro dias.