As deputadas do CDS-PP Cecília Meireles e Ana Rita Bessa confrontaram, na passada terça-feira, a ministra da Saúde sobre a retenção de ambulâncias que tem acontecido no Hospital Padre Américo, em Penafiel, por falta de macas.

Na pergunta, as deputadas questionam se a ministra confirma a situação ocorrida já por duas vezes no Hospital Padre Américo, quando serão adquiridas macas para o Hospital Padre Américo, que medidas estão a ser tomadas para que esta situação não volte a verificar-se, e se a ministra pode assegurar que com a retenção de ambulâncias no serviço de urgência do Hospital Padre Américo não está em causa a prestação de socorro às populações do Norte do país, nomeadamente na área de referência desta unidade de saúde, diz o partido.

Recorde-se que, esta segunda-feira, cerca de 25 ambulâncias chegaram a estar retidas, algumas por mais de três horas e meia, até que fossem libertadas macas. A situação foi confirmada pela administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, realçando que está prevista a aquisição de mais macas para minimizar estas situações de retenção de ambulâncias.