A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo assinalou 42 anos com um conjunto de iniciativas que incluíram uma eucaristia em memória dos associados, funcionários e dirigentes falecidos dos centros hospitalares do Vale do Sousa e do Tâmega e Sousa e hospitais Padre Américo e São Gonçalo, assim como uma homenagem póstuma, ao Padre Américo.

Conhecido como Pai Américo, foi uma figura cimeira da Igreja em Portugal no século XX, “um grande educador português, gigante da caridade, místico do nosso tempo, artista da palavra e precursor do II Concílio do Vaticano”, explica a Casa do Pessoal.

Fundada a 26 de maio de 1981, iniciou as suas atividades no Centro Hospitalar Vale do Sousa, englobando as unidades de Penafiel e Paredes, possuindo nesta última e durante duas décadas, a sua sede social.

Com a edificação do novo hospital para a comunidade urbana do Tâmega e Sousa, desenvolve atualmente a sua atividade associativa no Hospital Padre Américo – Vale do Sousa e no Hospital São Gonçalo, em Amarante, ambas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E.