Um despiste seguido de atropelamento terminou com a morte de um homem de 50 anos, em Ferreira, Paços de Ferreira. O acidente aconteceu na madrugada do último domingo, perto da entrada para a A42 e obrigou a uma intervenção prolongada dos Bombeiros Voluntários de Freamunde.

O condutor da viatura envolvida no acidente, de 21 anos e sem carta de condução, foi submetido a análises ao sangue para confirmar os resultados dos primeiros testes que acusaram o consumo de álcool e substâncias ilícitas. O carro também não tinha seguro nem a inspecção periódica obrigatória. O jovem foi notificado para comparecer no Tribunal de Paços de Ferreira na manhã desta segunda-feira.

 

Vítima morreu no local

Agostinho BarbosaAgostinho Mendes Barbosa participou num convívio familiar na freguesia de Ferreira. Por volta da 1h00 de domingo, decidiu regressar a casa, situada na mesma localidade, mas preferiu percorrer o pequeno trajecto a pé em vez de viajar no carro da família, que voltou à habitação na mesma altura. Porém, quando passava na rua de Gilde, o operário da construção civil foi colhido por um carro que não conseguiu contornar uma pequena curva. Agostinho Mendes Barbosa foi arrastado vários metros até ficar prensado entre o carro e um poste de eletricidade, que acabou por partir. “Quando chegámos ao local, a vítima já estava cadáver”, garante o comandante dos Bombeiros Voluntários de Freamunde. Mendonça Pinto diz ainda que os elementos da corporação de bombeiros tiveram de recorrer a difíceis manobras durante a operação de tentativa de salvamento. “Tivemos de usar uma grua para levantar o poste de eletricidade e retirar o corpo”, conta.

Agostinho Mendes Barbosa vivia a poucos metros do local onde morreu. Casado, deixa uma filha maior.